Triathlon

O triatlo é uma das modalidades mais completas que existe: ao unir natação, ciclismo e corrida, ele traz inúmeros benefícios ao corpo e mente do atleta.

 

Um dos esportes mais completos da atualidade é o triatlo. Também conhecido como triathlon, ele une a natação, o ciclismo e a corrida (disputados nessa ordem e sem interrupção). O esporte criado nos Estados Unidos, na década de 70, remonta à grande mania da época, que era a de competições de longa distância.

A primeira competição de triatlo do mundo aconteceu em 1974, na cidade de San Diego, na Califórnia, quando Jack Johnstone e Don Shanahan propuseram uma competição onde os 46 competidores teriam que nadar por 460 metros, pedalar oito quilômetros e correr mais 9,6 quilômetros.

A ideia foi um sucesso e, com o passar do tempo, as distâncias passaram a ter diversos valores, chegando ao famoso Ironman, cuja primeira edição de triatlo foi realizada em 1978, em Honolulu, no Havaí.

O objetivo do Ironman era a de levar os atletas aos seus limites, testando a resistência física. Apenas 15 pessoas toparam enfrentar 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de bicicleta e 42 quilômetros de corrida. Essa modalidade existe até hoje e é o grande objetivo de conclusão para os praticantes do triatlo, que une três modalidades clássicas do mundo dos esportes.

Vale dizer que, atualmente, a modalidade evoluiu tanto que existe uma competição ainda mais intensa: o deca-triatlo duplo, que equivale a 20 vezes a distância do Ironman. Durante 18 dias de prova os competidores percorrem 76 quilômetros a nado, 3600 quilômetros pedalando e 844 quilômetros correndo.

Nos jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a modalidade passou a fazer parte da grade de atividades. As distâncias são bem menores, contando com 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Para os atletas que ainda estão começando a prática, existem competições de triathlon menores, com metade do percurso olímpico. As regras para as competições também são simples, necessitando apenas que existam fiscais durante o trajeto, para garantir que tudo foi feito de maneira legal.

Os benefícios da prática do triatlo

Como pôde ser observado, o triatlo é uma modalidade esportiva que trabalha várias regiões do corpo do atleta. E os benefícios da prática são vários, como por exemplo:

- O corpo trabalha por inteiro: como o esporte é composto por três modalidades distintas, ele acaba exigindo que o corpo inteiro seja fortalecido;

- Ajuda na perda de peso: a combinação extrema de exercícios aeróbicos (natação, ciclismo e corrida) faz com que o triatlo seja um esporte fundamental para a perda de peso. É recorrente que um praticante dessa modalidade esteja em boa forma, sendo essa questão, um dos principais benefícios do triatlo;

- Benefícios internos: a prática do triatlo traz, além de uma boa forma física externa, uma melhora do corpo como um todo. A combinação das três modalidades faz com que a pressão sanguínea diminua, além de ajudar na prevenção da diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Alguns estudos relatam que triatletas possuem a frequência cardíaca 17% menor do que a média e, portanto, o órgão não precisa trabalhar tanto quanto o de uma pessoa menos ativa, evitando assim possíveis doenças cardiovasculares.

- Melhora na autoestima: outro dos importantes benefícios do triatlo é o desenvolvimento da saúde mental do atleta. Além de exercitar a mente a chegar a um objetivo, como completar a prova, o esporte ainda é bom para a autoestima. A vontade e determinação em terminar uma prova é tão grande que, ao atingir o objetivo, o atleta começa a olhar de outra maneira para suas conquistas.

Além disso, a produção de hormônios durante as provas, como a serotonina e a dopamina, está associada a níveis de bem-estar, felicidade e, consequentemente, autoestima.

O que é preciso para começar a praticar?

Para iniciar a prática do esporte, não é preciso muitos recursos. É necessário ter um tênis de corrida (específico para cada tipo de pisada), uma bicicleta (e seus respectivos equipamentos de segurança), sunga ou maiô e óculos de natação. Com o tempo e sentindo os benefícios do triatlo, o praticante entenderá o que precisa ser comprado e onde vale mais a pena investir seu dinheiro.

É recomendado, também, procurar ajuda de um profissional de medicina para realizar um check-up antes de iniciar a prática esportiva. Ter a certeza de não possuir nenhuma doença cardíaca e que o corpo está bem é fundamental para que nada dê errado. Também é importante consultar um profissional que oriente nos treinos, tendo em vista a alta carga de exercícios que o corpo estará exposto. Assim será possível treinar sem lesões, aproveitando todos os benefícios proporcionados pelo triatlo.