Problemas e lesões

O derrame articular, que também é chamado de água no joelho, é o acúmulo de líquido nas articulações do joelho. Este derrame, que consiste normalmente em sangue retido nestas juntas, pode ocorrer após a prática excessiva de uma atividade física, uma pancada, queda ou torção na região do joelho, ou caso a pessoa tenha uma doença reumática, como artrite, artrose e gota.

como tratar o derrame articular agua no joelho

Os principais sintomas do derrame articular são inchaço, rigidez e dor nos joelhos somados a uma vermelhidão e calor na região. Apesar de não ser uma regra, a água no joelho é mais comum com o passar da idade, principalmente após os 40 anos, e em pessoas que abusam do esforço físico após um longo período de tempo no sedentarismo.

Repouso e gelo na região são os primeiros tratamentos que podem ser feitos. Se a dor persistir, é preciso buscar auxílio médico para encontrar o melhor tratamento. O especialista pode indicar remédios analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e a punção articular (procedimento simples para a retirada do líquido). Em casos mais graves, é feito uma artroscopia.

Após o tratamento, ou caso queira evitar o derrame articular, são indicados alongamentos e fortalecimento nas articulações do joelho periodicamente. Manter o peso ideal e ter cuidado para evitar pancadas e lesões também são recomendados.

Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!