Problemas e lesões

A dor no tornozelo pode acontecer em um, ou nos dois tornozelos e está associada a inúmeros fatores. Um dos casos mais comuns associados à dor no tornozelo é a entorse da articulação, que muitas vezes pode causar a lesão dos ligamentos da região que, nos casos mais graves, podem até romper por completo, o que causa inchaço, hematomas e muita dor.

dor no tornozelo

Alguns outros casos podem ser:

• Fratura por estresse;
  • Fratura óssea;
  • Tendinite do calcâneo;
  • Artrose;
  • Osteoartrite, gota, artrite reumatoide, Síndrome de Reiter e outros tipos de artrite;
  • Infecção nas articulações do tornozelo.

O paciente deve buscar ajuda médica nas seguintes condições:

• Sentir dor forte mesmo quando não estiver em pé, ou em movimento;
  • Suspeitar de fratura na região;
  • Ouvir estalo e não conseguir movimentar a articulação;
  • Ocorrer febre, vermelhidão e calor na área (sintomas de infecção);
  • O inchaço não diminuir no prazo de dois a três dias;
  • A dor não desaparecer em alguns dias;

Na consulta o médico irá pedir o histórico do paciente, analisando os sintomas narrados e fazendo exame clínico. Além disso, ele poderá solicitar exames de imagem como raio-x e ressonância magnética para analisar a área lesionada. Exames de sangue também podem ser pedidos com a intenção de excluir casos como os dos vários tipos de artrite.

Já o tratamento vai depender do tipo de doença/lesão. Alguns casos só precisarão de medicamentos analgésicos e repouso, enquanto outros podem envolver cirurgia, fisioterapia, além do uso de medicamentos.

Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!