Os músculos são essenciais para a realização de atividades básicas no dia a dia, como subir escadas, caminhar, sentar e levantar, entre outras. Isso é possível por meio das ações de contração e relaxamento dos músculos, porém, quando há sobrecarga em um deles, a lesão pode acabar causando contratura ou estiramento muscular. E qual é a diferença entre esses dois?
Estiramento muscular: o estiramento acontece quando há alongamento excessivo do músculo, causando lesão nas fibras musculares. Há três níveis de lesão: sem ruptura das fibras, com ruptura parcial, ou com ruptura completa. O paciente irá sentir dor no local, hematomas e dificuldade de fazer atividades que envolvam a região lesionada.
Contratura muscular: a contratura acontece quando as fibras musculares se contraem, porém ela não causa lesão nessas fibras. O que acontece é a formação de pequenos nódulos, além de sintomas como cansaço e dor.
Caso haja sintomas e sinais de estiramento ou contratura, a recomendação é repousar e evitar esforços físicos, mas caso eles persistam ou a dor seja muito intensa no momento do estiramento, o ideal é procurar o médico ortopedista, que fará a avaliação completa do caso, conduzindo o paciente para o melhor tratamento.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a equipe do Dr. Wander Ama. Teremos prazer em atendê-lo!